Loading...

Rasgadura de retina

Saiba como o posso ajudar

Rasgadura de retina

O que é?

A rasgadura de retina consiste, tal como o nome indica, numa solução de continuidade – buraco, rasgadura em ferradura, rasgadura linear – no tecido nervoso ocular responsável pela criação da imagem no cérebro, chamado retina. 

À semelhança de outros problemas oculares, a rasgadura de retina aparece associada a fenómenos visuais como como as miodesópsias – o aparecimento de imagens acizentadas tipo “mosca”, “cabelos” ou “teia de aranha” a flutuar no nosso campo visual – e as fotópsias – flashes de luz que por vezes surgem com os movimentos oculares.

Qual é a causa?

As rasgaduras da retina surgem pelo aparecimento de forças de tração na superfície de adesão da retina e do vítreo (um gel transparente que preenche a cavidade do olho). Quando o vítreo, por perda de volume ou por movimentos bruscos, se começa a descolar da superfície interna da retina – o chamado descolamento posterior do vítreo – pode originar uma força de tração (um “puxão”) na retina que, por sua vez, pode levar ao aparecimento da rasgadura. As pessoas com familiares com rasgaduras ou descolamentos de retina, com miopia, com degenerações da retina periférica ou com traumatismos têm mais risco de desenvolver rasgaduras.

Como pode ser evitado?

Não é possível prevenir completamente o aparecimento de rasgaduras de retina. Perante o aparecimento de sintomas visuais como as “moscas volantes” e os “flashes de luz”, devem ser evitados esforços físicos e movimentos violentos da cabeça e deve procurar ser observado por um oftalmologista o mais rapidamente possível.

As rasgaduras de retina devem ser tratadas precocemente para evitar a progressão para descolamento de retina.

Qual é o tratamento?

O tratamento das rasgaduras de retina é feito na maioria dos casos com terapia laser. Este tratamento evita a progressão para outros problemas oculares. Em alguns casos, pode ser necessário realizar cirurgia.