A presbiopia é um erro refrativo muito comum que surge habitualmente por volta dos 40 anos e causa dificuldade nas tarefas de perto, como ler ou ver o telemóvel. As pessoas inicialmente referem necessidade de ver com mais luz ou de distanciar os objetos para os ver melhor. Com o agravamento da presbiopia referem fadiga ocular nas tarefas para perto, dores de cabeça e visão desfocada para perto.
Qual é a causa?
A presbiopia é causada pela perda de capacidade de acomodação (focagem para perto) do cristalino, uma lente natural que temos dentro do olho que tem essa capacidade.
Como pode ser evitado?
Não existe nenhum tratamento preventivo, uma vez que a presbiopia surge por um processo natural. Perante os sintomas, deverá consultar um oftalmologista e perceber com ele qual a melhor forma de correção que se adequa a si.
Qual é o tratamento?
O tratamento mais usado na correção da presbiopia são óculos – óculos para perto, progressivos (longe, intermédio e perto) ou bifocais (longe e perto). Outra opção são as lentes de contacto, habitualmente multifocais.
Existe ainda a possibilidade de utilização de colírio diário para melhoria por um período limitado da visão para perto.
Por último, para quem pretende fazer uma vida o mais independente dos óculos possível, existe a possibilidade de realização de cirurgia ocular – laser, inlays corneanos ou lentes intraoculares.