A membrana epiretiniana consiste na proliferação de tecido fibrovascular na superfície da retina, o tecido nervoso sensorial do olho que permite a criação de imagem no olho. A proliferação deste tecido causa alterações na estrutura celular da retina, que acabam por causar alterações na visão.
As pessoas com membrana pré-macular podem não ter sintomas ou ter queixas de visão turva, imagem dupla, metamorfópsia – distorção da imagem na visão central – ou micropsia – imagem produzida no olho mais pequena que no outro.
Epiretinal Membrane Surgery | Epiretinal Membrane Removal (retinasurgeon.uk.com)
Qual é a causa?
A maioria das membranas epiretinianas surge sem outra causa subjacente. Por vezes as membranas aparecem associadas a outras doenças oculares, como retinopatia diabética, oclusão venosa da retina, doenças inflamatórias que afetam o olho, traumatismos, rasgaduras ou descolamentos de retina e tumores.
Como pode ser evitado?
Não existe nenhum forma de prevenção das membranas epiretinianas. A deteção deste problema exige uma vigilância regular em consulta de oftalmologia, para avaliar de que forma a membrana está a afetar a visão.
Qual é o tratamento?
O tratamento da membrana pré-macular está indicado quando a visão é afetada de forma significativa. O tratamento consiste numa cirurgia – vitrectomia via pars plana – que permite remover a membrana da superfície da retina.