O descolamento de retina consiste na separação da neuroretina – o tecido nervoso sensorial do olho – e o epitélio pigmentado da retina, com a acumulação de líquido entre estas camadas de tecido. Este fenómeno põe em causa o funcionamento normal da visão, podendo levar a perda permanente da visão e cegueira. Por este motivo é uma urgência oftalmológica.
O descolamento de retina está muitas vezes associado ao aparecimento de miodesópsias – imagens acizentadas tipo “mosca”, “cabelos” ou “teia de aranha” a flutuar no nosso campo visual – e fotópsias – flashes de luz que por vezes surgem com os movimentos oculares, que progridem posteriormente para o aparecimento de perda de campo de visão – no fundo consiste na sensação do aparecimento de uma “cortina” acizentada ou preta –, que aumenta progressivamente até à perda total de visão.
Preserving Photoreceptors Following Retinal Injury – Research to Prevent Blindness (rpbusa.org)
Qual é a causa?
A maioria dos casos de descolamento de retina tem origem numa rasgadura de retina, podendo no entanto ter outras causas (retinopatia diabética avançada, por exemplo). A rasgadura da retina é a “janela” por onde entra o fluído que causa a separação das camadas da retina.
As pessoas com familiares com rasgaduras ou descolamentos de retina, com alta miopia, com degenerações da retina periférica ou com traumatismos têm mais risco de desenvolver descolamento de retina.
Como pode ser evitado?
As pessoas com mais risco de desenvolverem um descolamento de retina – história familiar de descolamento de retina, altos míopes, traumatismo ocular – devem fazer uma vigilância regular com o médico oftalmologista. Será importante também identificar precocemente os sintomas associados – as “moscas volantes”, os “flashes de luz” e as “cortinas” com perda de campo visual.
Qual é o tratamento?
O tratamento do descolamento de retina associado a rasgaduras é cirúrgico em praticamente todos os casos. A técnica cirúrgica tem de ser adaptada ao tipo de descolamento e avaliada caso a caso. Quando o tratamento é aplicado numa fase inicial, o potencial de recuperação de visão é maior.