O astigmatismo O astigmatismo é um erro refrativo comum que causa um desfoque na imagem visualizada, para longe e para perto. As pessoas com astigmatismo frequentemente referem que vêm uma imagem “em duplicado”, com uma letra fantasma justaposta a letra original. vezes referem também fadiga visual, cefaleias e nictalopia – dificuldade em ver à noite.
Qual é a causa?
O astigmatismo surge mais comumente quando a córnea ou o cristalino não têm uma forma perfeitamente circular e simétrica. Estas duas lentes naturais do olho, ao terem uma irregularidade de curvatura vão fazer com a luz não seja focada adequadamente no nosso olho, o que leva por sua vez a que a imagem formada seja também desfocada.
Algumas doenças oculares, como é o caso do queratocone, podem dar origem a formas particulares de astigmatismo irregular.
Como pode ser evitado?
Não existe nenhuma forma efetiva de prevenir o astigmatismo. Perante os sintomas visuais referidos ou em caso de ter antecedentes familiares de doenças oculares será importante realizar um despiste com o seu médico oftalmologista.
Qual é o tratamento?
O astigmatismo regular, à semelhança dos outros erros refrativos, pode ser tratado com óculos ou lentes de contacto.
O astigmatismo pode também ser corrigido cirurgicamente, com laser – LASIK – ou lentes intraoculares.