Loading...

Opacidade da cápsula posterior do cristalino – catarata secundária

Saiba como o posso ajudar

Opacidade da cápsula posterior do cristalino – catarata secundária

O que é?

O opacidade da cápsula do cristalino , às vezes também chamada de catarata secundária, consiste na perda de transparência da cápsula do cristalino, local onde é colocada normalmente a lente intraocular na cirurgia de catarata. Ao ficar opacificada, pode causar sintomas como diminuição da visão, perda de contraste, visão enevoada, halos de luz, sensibilidade à luz ou dificuldade na leitura.

A opacidade da cápsula do cristalino é a complicação mais frequente da catarata e pode surgir meses a anos após a cirurgia.

Qual é a causa?

A opacidade da cápsula do cristalino é causada pela proliferação de algumas células residuais que ficam dentro do saco capsular do cristalino no fim da cirurgia de catarata. Estas células, ao proliferarem, vão dividir-se e produzir tecido que se acumula na superfície do saco capsular, levando à perda da sua transparência..

Como pode ser evitado?

As formas atuais de tentar prevenir o aparecimento da opacidade da cápsula do cristalino estão relacionadas sobretudo com a técnica cirúrgica da catarata e com o material das lentes intraoculares usadas. No entanto, nenhuma garante o não aparecimento da opacidade. Será portanto importante manter a auto-monitorização da visão do olho operado em casa e fazer consultas periódicas de oftalmologia.

Qual é o tratamento?

O tratamento da opacidade da cápsula do cristalino é feito normalmente com recurso a laser – capsulotomia Nd:YAG. Neste tratamento é possível fazer de forma não invasiva um orifício na cápsula posterior opacificada, permitindo restabelecer a visão.