O buraco macular consiste num orifício na retina que normalmente envolve a fóvea – a zona central da mácula, fundamental na visão central.
As pessoas com Buraco macular habitualmente queixam-se de metamorfopsia – distorção da visão central – ou escotoma central de visão – uma “mancha” escura na zona central do campo visual.
O Buraco macular progride ao longo do tempo e se não for tratado pode comprometer seriamente a visão central. A classificação do Buraco macular é feita de acordo com as características e dimensões.
Qual é a causa?
A maioria dos Buracos maculares surgem sem causa aparente. Por vezes podem surgir associados a casos de trauma ou inflamação intra-ocular. As pessoas com mais idade, com miopia ou com outras doenças da retina ou vítreo têm mais risco de poder desenvolver um Buraco macular.
Como pode ser evitado?
Não existe prevenção para o Buraco macular. O exame regular em consulta de oftalmologia permite detetar este tipo de patologia numa fase precoce.
Qual é o tratamento?
O tratamento do Buraco macular é sobretudo cirúrgico. Em fases muito precoces e habitualmente assintomáticas é possível optar por vigilância ou tratamento com injeção intraocular.
Na presença de um buraco macular formado, a opção de tratamento passa por cirurgia – vitrectomia.