Loading...

Oclusão venosa da retina

Saiba como o posso ajudar

Oclusão venosa da retina

O que é?

A oclusão venosa da retina corresponde ao encerramento de uma veia responsável pela circulação de sangue na retina, o tecido nervoso sensorial do olho que permite a criação de imagem no olho. 

Habitualmente esta oclusão ocorre subitamente, causando perda de visão e eventualmente metamorfopsia – distorção da visão central. Esta perda pode passar despercebida, porque como ocorre normalmente só num olho o outro olho mantém boa visão.

Qual é a causa?

A oclusão venosa da retina ocorre devido à formação de um “trombo” ou coágulo, que leva à obstrução do vaso (à semelhança de outras tromboses venosas). Esse trombo pode ocorrer a vários níveis, podendo afetar a retina parcialmente (oclusão venosa de ramo da retina) ou totalmente (oclusão da veia central da retina). A oclusão venosa da retina é mais frequente em pessoas com hipertensão arterial, glaucoma e Diabetes Mellitus.

Como pode ser evitado?

A oclusão venosa da retina pode ser prevenida controlando as doenças que podem despoletar o seu aparecimento – hipertensão arterial, glaucoma e Diabetes Mellitus.

Qual é o tratamento?

O tratamento da oclusão venosa da retina pretende minimizar o dano causado na visão pela trombose venosa, procurando preservar a retina. O tratamento com injeções intraoculares e terapia laser procura preservar a visão nestas situações.